quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Senhora do Metal do Mês - Dezembro

7 de Fevereiro de 2008. A Rotterdam's Ahoy Arena, na Holanda, está com lotação esgotada: nada mais, nada menos, do que uma audiência de 10.000 pessoas. No palco, uma produção de excelência, uma orquestra de 60 instrumentos, um coro de 20 vozes, músicos convidados, um número considerável de performers de espectáculo, pirotecnia e efeitos de luz. Ao fundo, o maior ecrã da Europa estendia-se de um lado ao outro da arena. Em cima do palco, uma banda com 12 anos de existência admitia ter alcançado o ponto alto da sua carreira. A confissão feliz é feita na voz da Senhora do Metal que é fundadora, compositora e vocalista de umas das bandas mais reconhecidas a nível mundial, na área do metal sinfónico de voz feminina. Sharon den Adel.


Com uma voz vibrante, de tonalidades obscuras ou angelicais, uma presença forte em palco e um percurso marcante, a frontwoman dos Within Temptation é referência uma absolutamente incontornável. Com formação estável desde 2001, a banda parece ter encontrado o equilíbrio entre peso e harmonia que sempre buscou. Dez anos depois do álbum de estreia, Enter, a voz de Sharon den Adel revela-se no seu apogeu, alcançando registos anteriormente inéditos.

É por todas estas razões (e outras mais, que enumeraremos ao longo do mês) que fechamos o ano de 2008 com esta voz formidável, com a certeza de ser com chave de ouro.

13 comentários:

gothic whisper disse...

Excelente review meninas! Adoro Within Temptation e sobretudo a voz fascinante de Sharon.

Descobri o metal feminino quando os Evanescence foram lançados (apesar de saber que eles não são metal). Apesar de muita gente não gostar da Amy Lee, ela e a sua banda foram as razões porque comecei a descobrir as bandas rock/metal/gothic (como quiserem) lideradas por mulheres. Descobri que isto sim é música e não as "porcarias" que ouvia no mundo pop.

Adoro vir aki e ler tudo! Continuem o bom trabalho!

Senhora do Metal disse...

Muito obrigada Gothic Whisper, agradeçemos o apoio e a leitura:) O meu percurso no metal é muito semelhante ao teu, por isso compreendo-te perfeitamente. Os Evanescence também foram a minha porta de entrada no metal e para mim terão sempre um lugar especial, embora hoje me tenha distanciado um pouco do que fazem:) Tornei-me mais exigente, o que não quer dizer que não ache a Amy Lee uma música, instrumentista e compositora talentosa.

Obrigada e continua connosco!

Inês Martins (Lua Minguante)

Anónimo disse...

Olá Senhoras do Metal!! Não podia deixar de vos agradecer pelo excelente editorial e pela escolha da Senhora do Metal deste mês!

Concordo com tudo o que disseram no vosso editorial e tal como outras pessoas, eu também entrei neste meio através dos Evanescence. Quer se goste ou não, se não fossem eles provavelmente muita gente não se iria "lembrar" de procurar mais sobre bandas de metal/rock com vocais femininos. Eles são por isso (e não só) muito especiais para mim.

Gosto muitoooooo do vosso blog. Continuem com este excelente trabalho!

Bárbara

gothic whisper disse...

Sim, concordo convosco meninas! Para mim os Evanescence terão sp um lugar no meu coração tb! Apesar das críticas contra a Amy, ela é uma excelente compositora e sabe muito bem o ke faz. Akele Rock in Rio de 2004 em k os vi ao vivo, estará pra sp no meu coração!

Infelizmente, não sabemos nd sobre a banda. Não s sabe s o próximo album será Evanescence ou Amy a solo. No forum deles (em k sou membro activa) houve uma entrevista dela e ela prórpia não sabe, devido às constantes mudanças na banda! :(

Mas aki fala-se de WT. ADOREI o DVD Black Symphony! Nem pude esperar para que chegasse aki aos Açores e encomendei logo pela FNAC (k manda mto rápido).

De facto, o k dizer e citando a revista Kerrang: "It's truly the best show on earth".

Senhora do Metal disse...

Muito obrigada por todos os comentários. Neste blog pode falar-se de Evanescence à vontade, sem preconceitos. Aliás, num futuro mês poderão ter por aqui a Amy Lee como feature do mês. Este espaço serve para quebrar e cortar com uma imensidão de estereótipos que se tinham vindo a formar dentro do metal e rock e que ainda hoje persistem - em breve colocaremos por aqui uma notícia que prova, efectiva e infelizmente, que as mulheres ainda são desconsideradas neste meio.

Quanto ao DVD Black Symphony - sem dúvida que é um dos grandes lançamentos deste ano. Lá mais para frente poderão ler por aqui uma review do mesmo:)

Muito obrigada!

Metal no Feminino Sempre!

Inês Martins (Lua Minguante)

Anónimo disse...

Parece-mem muito boa ideia para fechar o ano :) Great!!
Hehehe, eu sou andrea_wt do forum dos WT, sorry por o meu "portugues" ja que eu sou espanhola hehehee
Keep up the good work, liked it very much!! ;)

Anónimo disse...

Não vou discutir se a Amy é boa em termos musicais ou não mas não achei NADA profissional nem NADA simpático o que ela fez a certos e determinados membros da banda... Uma banda é uma banda, não deve ser gerida por um ditadorzeco com a mania que tem nas mãos um projecto a solo...

É a minha opinião, vocês terão as vossas e continuamos felizes, contentes e todos amigos.

Quanto à Sharon... É uma personagem importante da cena metaleira female-fronted, sem dúvida, mas eu não acho grande piada... Já aqui foram mencionadas bandas que me dizem muito mais do que os Within Temptation. Mas lá está, não é por eu não gostar que não se deve falar, e, goste-se ou não, são uma banda importante dentro do estilo...

Senhora do Metal disse...

andrea_wt, costumo ler os teus posts no fórum (eu não comento mas vou sempre ler) e o teu português é óptimo ;)

Sérgio, as questões internas/pessoais das bandas ou dos seus membros não me dizem respeito como jornalista/crítica. Claro que tenho as minhas opiniões sobre o comportamento de algumas personalidades da cena, mas isso não tem de transparecer no que escrevo. Até porque nós, público, que estamos de fora dos contextos das bandas, só podemos especular. As nossas visões são sempre muito parciais e limitadas por muito apaixonadas que sejam ;)
O que eu posso fazer é avaliar estas pessoas como artistas :)

Aqui na redacção não escolhemos as bandas porque gostamos delas. Já tivemos SM do mês que pertenciam a bandas que alguns membros da equipa não apreciavam. Já escrevi reviews sobre bandas que não me agradam especialmente e, ainda assim, dei notas relativamente altas.

Não escrevemos para nós mesmas, escrevemos para os leitores, e há sempre leitores que gostam daquela banda à qual não achamos piada. Por isso, cabe-nos fazer um esforço para, dentro do que nos é possível, sermos imparciais :)

\m/

Cláudia Rocha

Telmo Julião disse...

Grande Sharon. Sem sombra de dúvida uma das melhores vozes no Metal feminino. Boa escolha para fim de ano.

Adorei a review!
Que continuem com o excelente trabalho e votos de boas festas! :)

Anónimo disse...

"Aqui na redacção não escolhemos as bandas porque gostamos delas. Já tivemos SM do mês que pertenciam a bandas que alguns membros da equipa não apreciavam. Já escrevi reviews sobre bandas que não me agradam especialmente e, ainda assim, dei notas relativamente altas."

Só estás a reforçar o que eu disse xD lol. Eu disse que as coisas importante deviam ser faladas independentemente de se gostar ou não. Só disse que não era grande fã de Within, assim como de certeza há muito boa gente aqui que se calhar não suporta Arch Enemy e eu adoro...

"Mas lá está, não é por eu não gostar que não se deve falar, e, goste-se ou não, são uma banda importante dentro do estilo..."

=P

Senhora do Metal disse...

"Só estás a reforçar o que eu disse xD lol. Eu disse que as coisas importante deviam ser faladas independentemente de se gostar ou não. Só disse que não era grande fã de Within, assim como de certeza há muito boa gente aqui que se calhar não suporta Arch Enemy e eu adoro..."

Claro que estava a reforçar o que disseste, e aproveitei para explicar como funcionam as coisas aqui na redacção :)

A tentação de escrever apenas sobre o que nos dá prazer é grande, mas não são raras as vezes em que temos de fazer reviews sobre álbuns de que nem gostamos muito. E é difícil, porque temos de ouvir a mesma coisa repetidas vezes e, a certa altura, torna-se penoso.
Mas são ossos do ofício e, como se diz, quem corre por gosto não cansa ;)

Cláudia Rocha

Anónimo disse...

E também é complicado fazer reviews sobre albuns dos quais gostamos muito, porque ás vezes não sabemos expressar o nosso sentimento relativamente a ele... COF COF... Zoom Code.. COF COF x) lololol

Anónimo disse...

(O COF COF é suposto ser assim digamos que uma tosse á Gollum xD)