quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Edição nº 7 - Dezembro

Editorial


Mudam-se os tempos...

Theatre of Tragedy e Nightwish são duas bandas ícone que, nos já idos anos 90, foram responsáveis não só pela criação de novos subgéneros dentro do metal, como pela proliferação de bandas femininas com vozes operáticas.

Liv Kristine, a jovem soprano de voz cristalina, foi uma das primeiras vocalistas femininas numa banda de doom metal – porque aquando do lançamento dos seus primeiros álbuns, num tempo em que a etiqueta gothic metal ainda era recente, os Theatre of Tragedy constavam do catálogo do doom metal.

Os Nightwish surgiram alguns anos depois e o próprio Tuomas Holopainen confessou que os Theatre of Tragedy foram uma das suas inspirações. No entanto, a voz de Tarja Turunen tinha/tem poucos pontos em comum com a de Liv: trata-se de um timbre mais negro, mais pesado, mais poderoso. E desenganem-se os leitores que acreditam que, nos anos 90, os Nightwish se impunham pela grande qualidade das suas composições. Angels Fall First é um álbum bastante medíocre, à excepção de um par de temas. Foi Tarja que fascinou os ouvintes, primeiro da Finlândia, depois do resto do mundo. E o resto é história.

Apesar de pertencerem a sub-géneros completamente diferentes, estas duas bandas tinham algo em comum: o facto de ambas as vocalistas serem cantoras líricas. Muitos outros projectos – alguns activos até aos dias hoje – seguiram as pisadas destas bandas seminais, o que resultou numa explosão de cantoras líricas. Era como se a Ópera tivesse invadido o Metal o que, na época, era uma tendência nova e refrescante, que foi essencial para que as Senhoras do Metal se estabelecessem na cena. As vozes de mulheres talentosas como Vibeke Stene dos Tristania, Floor Jansen dos After Forever, Simone Simons dos Epica, Melissa Ferlaak dos Aesma Daeva/Visions of Atlantis, entre tantas outras, nunca nos teriam encantado se não fossem estas duas bandas seminais nos anos 90.

No entanto, passados mais de dez anos desde o primeiro lançamento dos Theatre of Tragedy, algo está a mudar no Reino das Senhoras do Metal. Talvez o sintoma mais evidente tenha sido a substituição de Tarja Turunen por Anette Olzon. Contra todas as expectativas, e para o desapontamento de muitos, os Nightwish não optaram por uma vocalista lírica, mas sim por uma senhora com uma voz mais directa, mais rock. E não foram os únicos. Também os Tristania, após a saída da carismática Vibeke Stene, escolheram uma poderosa voz rock para ocupar o lugar deixado vago pela sereia norueguesa. E ainda antes destas mudanças radicais (e dramáticas!) de alinhamento, já os After Forever tinham mudado a sua sonoridade, com Floor a deixar cair para segundo plano as suas vocalizações operáticas.

O facto é que, actualmente, uma banda que tenha uma vocalista lírica é encarada como “mais uma” e, a não ser que a sua sonoridade tenha um “quê” de original, como é o caso dos Diablo Swing Orchestra ou dos Adastreia, detectam-se alguns franzires de sobrolho por parte dos críticos. De bandas Beauty & the Beast, então, nem se fala: cada vez menos colectivos apostam neste contraste, escolhendo dar primazia a apenas uma das vozes.

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades. E as as vozes rock são uma tendência que se afirma cada vez mais e que – fazendo um pouco de futurologia – serão dominantes nos próximos anos. O romantismo obscuro do gótico está a abandonar a cena para ser subsituído por uma sonoridade mais terrena, mais metaleira. As lânguidas donzelas vitorianas estão a ser substituídas por mulheres de garra e atitude Os vestidos de veludo deram lugar às calças de ganga, a fragilidade a uma certa agressividade. E até Sharon den Adel deixou de lado os vestidos longos, que eram a sua imagem de marca, para adoptar um visual mais moderno.

Algumas representantes desta nova tendência são Angela Gossow dos Arch Enemy, Riina Rinkinen dos Silentium, Helen Voght dos Flowing Tears, Magali Luyten dos Virus IV, Marjen Welman dos Autumn, Mariangela Demurtas dos Tristania e, goste-se ou não, Anette Olzon dos Nightwish.

Muito à semelhança da grande senhora Doro Pesch, que está a celebrar os seus 25 anos de carreira, estas são mulheres de “pêlo na venta”. Sinais dos tempos?

Cláudia Rocha
e
Inês Martins, Ana Teixeira

9 comentários:

Anónimo disse...

"Angels Fall First é um álbum bastante medíocre, à excepção de um par de temas."

Ora aqui está uma coisa que muita gente acha mas que eu não concordo nada lol. É verdade que o primeiro album dos Nightwish não é nenhum Oceanborn nem nenhum Wishmaster, mas não acho que seja medíocre...

Quanto à parte dos Nightwish terem sido "pioneiros" do canto lírico no metal... Posso estar a fazer uma enorme, enormíssima confusão, mas creio que os Tristania e os After Forever são anteriores aos Nightwish... Volto a frisar que posso estar a fazer uma grande confusão, mas é a ideia que tenho. Gostava que mo esclarecessem oh faxavor x).

Quanto ao tema do post em si. Epah, as bandas com vocalista lírica, na minha opinião, caíram bem demais na "cena" metaleira. A tal ponto que a quantidade de bandas que optaram por esse tipo de vocalização é uma coisa verdadeiramente vertiginosa, daí que hoje em dia se procure desanuviar e enveredar por outros caminhos. O metal está saturado de cantoras líricas, daí os franzires de sobrolho por parte da crítica. Depois temos sempre aquela opinião tão metaleira e grunha que é: "metal com cantoras líricas é pa pitas pseudo-góticas" (pormenor importante... A seguir a dizer isto, há que cuspir pró chão, beber um golo de cerveja e montar a Harley Davidson xD LOL). esta opinião também, quer queiramos quer não, afecta as bandas... nenhuma banda gosta de ser rotulada como "banda para miudinhas adolescentes com a mania que são rebeldes"... Muito provavelmente, o senhor Tuomas Holopainen e companhia já está cansado de ouvir piropos deste tipo por parte da reacção.
Em todo o caso, creio que a mudança que teve lugar nos Nightwish, foi uma mudança arriscada mas necessária. Na minha opinião, se os Nightwish tivessem continuado com a Tarja ou outra cantora lírica qualquer, ia chegar a uma altura em que iríamos pensar "bolas, que seca, sempre a mesma coisa". Por outro lado, existem hoje em dia demasiadas bandas com cantoras líricas e, quem melhor do que os Nightwish, que tanto contribuíram para a tempestade de vozes operáticas a que assistimos, para dar a volta, inovar e pôr fim ao maremoto?! Os Nightwish quiseram impor a moda em vez de a seguir, e agora quiseram voltar a fazê-lo ao escolher a Anette. Além disso, uma voz como a da Anette, causa muito mais impacto e transmite muito mais garra e força nas músicas do que uma como a da Tarja. a Anette é muito mais emotiva a cantar do que a Tarja e as músicas ganham outra vida. Estou a dar o exemplo dos Nightwish porque é aquele que eu conheço melhor, isto deve-se passar com "N" bandas que optaram pela mesma mudança...

Senhora do Metal disse...

Os Nightwish são anteriores aos Tristania. Os NW nasceram em 1996 e lançaram o primeiro álbum em 1997. Os Tristania surgiram em 1997 e lançaram o primeiro álbum em 1998.
É apenas um ano de diferença. No entanto, mesmo que não fosse, os NW continuariam a ser pioneiros. Não te esqueças que embora os Tristania tivessem, de facto, uma cantora lírica ela dividia os vocais com o Morten, que tinha uma presença muito mais preponderante. A Tarja foi a primeira cantora lírica a ser vocalista principal numa banda de metal.

Acho o "Angels Fall First" fraquinho, embora tenha algumas grandes malhas ("Elvenpath" e a própria "Angels Fall First" são bons exemplos). Já o primeiro dos Tristania, "Widows's Weeds" considero excelente!

Não me parece que as bandas com cantoras líricas sejam consideradas bandas para pitas. As pitas geralmente não curtem cantores líricas. Nunca vi uma pita a ouvir Visions of Atlantis, ou Aesma Daeva ou mesmo Tristania. A explicação é outra: houve uma saturação e estas coisas acontecem por fases. Agora está "na moda" as vozes mais rock, daqui a uns tempos surgirá outra tendência qualquer.

Quanto aos NW, escolherem uma cantora lírica até foi uma boa opção. No entanto, ainda acho que poderiam ter optado por uma voz um pouco mais forte. Sim, a Anette tem uma voz bonita, canta bem... mas não há tem nada de marcante. Ou talvez lhe falte aquele timbre mais "negro" que eu tanto aprecio o que, novamente, é mesmo uma questão de preferência. No entanto, ainda estou a dar-lhe o benefício da dúvida. Só poderei dar uma opinião mais ou menos definitiva no próximo álbum, quando as músicas tiverem sido pensadas especificamente para a voz dela, o que não aconteceu no "Dark Passion Play".

E já que tenho estado a comparar as duas bandas, gosto da nova vocalista dos Tristania. Pelo que vi no youtube a senhora tem mesmo uma voz poderosa que se coaduna perfeitamente com o que a banda está a fazer actualmente.

\m/

Cláudia

Anónimo disse...

"Não me parece que as bandas com cantoras líricas sejam consideradas bandas para pitas"

Eu não disse que tu as consideravas assim... Disse que os metaleiros grunhos que bebem cerveja, cospem pó chão e passam a vida toda em cima da Harley o acham xD.

Quanto ao Angels Fall First, cada um na sua, eu não acho fraquinho lol.

Sim, é verdade que nunca vimos nenhuma pita a ouvir Visions of Atlantis (que, devo dizer, não é uma banda pela qual eu me perca de amores) mas se pensarmos por exemplo nos Epica, aí o caso muda um bocadinho de figura. Não digo que os Epica sejam uma banda para adolescentes (longe de mim tal coisa, até porque eu gosto de Epica) mas temos que admitir que tudo o que é miudinha com a mania que é muito dark, ouve Epica... Esta comparação vai parecer parva, mas o mesmo se passa com os Cradle of Filth, tudo o que é miudinha com a mania que é muito vampiroide, ouve Cradle...

Senhora do Metal disse...

Hey, mas a opinião de alguém que cospe para o chão não conta :P
E na opinião desses senhores o problema não são as cantoras líricas, mas qualquer vocalista feminina... e, em alguns casos mais extremos, qualquer mulher que esteja numa banda. Ponto final.

Tanto os Epica como os Cradle não são apreciados por "pitas" devido á música que fazem, mas porque são bandas relativamente conhecidas. O mesmo poderia dizer dos Nightwish e de muitas outras. Mas isso está longe de diminuir a qualidade daquilo que fazem.

E que mal têm as "pitas"? Algumas só querem parecer muito "dark and evil", mas outras desenvolvem mesmo o gosto pela música.
E porque estamos a falar de "pitas"? São todas raparigas? Qual a versão masculina de "pita"?

I wonder...

Um abraço \m/

Cláudia Rocha

Anónimo disse...

A versão masculina de pita, é puto ou pito e também pode ser aplicada. Eu disse "pitas" porque é o termo que os metaleiros grunhos que cospem pó chão e passam a vida em cima da Harley usam com mais frequência.

"Tanto os Epica como os Cradle não são apreciados por "pitas" devido á música que fazem, mas porque são bandas relativamente conhecidas. O mesmo poderia dizer dos Nightwish e de muitas outras. Mas isso está longe de diminuir a qualidade daquilo que fazem."

Mas eu por acaso disse o contrário?! Eu limitei-me a citar a opinião dos aspirantes a Kerry King e a Lemmy Kilmister que por aí andam. Não é DE TODO a minha opinião. Aliás, se fosse, eu não nem sequer me dava ao trabalho de visitar este blog, quanto mais comentá-lo, divulgá-lo e apoiá-lo como tenho feito xD.
Eu não me considero um metaleiro grunho daquele tipo que diz mal de tudo o que é banda com vocalista senhora, seja a sonoridade mais pesada ou não (sim porque também houve muita gente a dizer cobras e lagartos dos Arch Enemy quando o Senhor Mestre Génio Michael Amott desencantou a menina Angela xD)

Senhora do Metal disse...

Nunca tinha ouvido o termo "pito" :P lol

"Mas eu por acaso disse o contrário?! Eu limitei-me a citar a opinião dos aspirantes a Kerry King e a Lemmy Kilmister que por aí andam. Não é DE TODO a minha opinião. Aliás, se fosse, eu não nem sequer me dava ao trabalho de visitar este blog, quanto mais comentá-lo, divulgá-lo e apoiá-lo como tenho feito xD."

Sérgio, como é óbvio o que escrevi não foi dirigido a ti. Foi apenas uma clarificação da minha opinião ;) Eu sei que não és um grunho :P

"(sim porque também houve muita gente a dizer cobras e lagartos dos Arch Enemy quando o Senhor Mestre Génio Michael Amott desencantou a menina Angela xD)"

E acredita, ainda dizem... Há que ser grunho até ao fim!

Um abraço \m/

Cláudia Rocha

António M. Silva disse...

Belíssimo editorial, cada vez anseio mais para ler o que vocês escrevem no início de cada mês. Tenho a dizer que concordo com tudo o que vocês dizem, mas nao posso deixar de vos dar um puxao de orelhas por se terem esquecido da Runhild Gammelsaeter. Esta senhora é neste momento vocalista dos Khlyst (drone), tem um belíssimo álbum a solo (Amplicon) e foi das primeiras a fazer doom-metal extremo, com um gutural sufocante que poe muito homem (e também mulheres que se aventuram por estes géneros) a um canto. A banda doom a que ela pertenceu sao os Thorr's Hammer (em que também pontificavam Stephen O'Malley e Greg Anderson). Aconselho-vos a ouvirem o - infelizmente - único registo deles: Dommedagsnatt (Sannhet i Blodet). É um EP, relativamente curto, mas com muita muita qualidade. E sao anteriores à Liv Krsitine nos ToT. Dêem uma escuta e depois digam-me o que acham, esta senhora já merece um mês dedicado a ela :P

Senhora do Metal disse...

Tó muito obrigada pela tua sugestão. Confesso que eu não conheço o trabalho dessa Senhora, mas vou já ouvi-la:)

Neste trabalho temos que estar constantemente atentas ao que vai saindo, às novidades, mas sem esquecer as pioneiras=) Por isso, será de considerar um mês dedicado a essa Senhora do Metal:)

Obrigada por seres leitor atento, agradecemos o apoio!

\m/

Inês Martins

Ménon disse...

"Além disso, uma voz como a da Anette, causa muito mais impacto e transmite muito mais garra e força nas músicas do que uma como a da Tarja. a Anette é muito mais emotiva a cantar do que a Tarja e as músicas ganham outra vida."
Sérgio, gostei bastante dos teus comentários mas deixa-me discordar completamente desta tua afirmação... A Anette causa muito mais impacto do que o da Tarja?! Sim, a mim causou mais impacto, no ambito em que ia ficando com uma otite! Ela é querida e fofa mas não passa daí! E rock?! Rock é a doro! A Anette nem rock, nem pop, nem coisa nenhuma! Ela nem sabe respirar em palco! Ela e a amy lee podiam bem fazer uma banda chamada "stay mute"... Pessoalmente, não gosto da senhora em si! Ok, ha quem goste, mas eu não gosto! E qualquer pessoa com um minimo de ouvido consegue ver que ao vivo, todas as notas da anette são dadas ao lado! E bandas para pitas? Concordo plenamente contigo, mas depois de ver a anette ao vivo em lisboa, começo a achar a Tarja muito hard core! Sejamos francos, podiam não ter escolhido outra cantora lirica, mas ao menos podiam ter escolhido uma cantora.