sábado, 13 de setembro de 2008

REVIEW Stream of Passion - Embrace the Storm (2005)

Embrace the Storm (2005) foi o álbum de estreia dos Stream of Passion, banda holandesa criada pelo talentoso Arjen Luccasen. De acordo com o mesmo, a criação dos SoP foi completamente centrada na capacidade de composição, escrita e musical da vocalista Marcela Bovio – artista com quem trabalhou no projecto Ayreon em The Human Equation, onde emprestou o seu talento à personagem de “Wife” (a esposa). Para completar a banda, foram chamados o baterista Davy Mickers, o baixista Johan van Stratum, o pianista Alejandro Millán (Elfonia) e a guitarrista Lori Linstruth.

O álbum presenteia-nos com uma atmosfera melancólica, ameaçadora, sombria e intensa desde o primeiro tema. Com trabalho bastante rico no que toca à percursão e aos solos de guitarra, contrastando com a suavidade e harmonia implementadas pelo piano e pelos violinos, este álbum ficaria incompleto sem a límpida e melodiosa voz da mexicana Marcela Bovio. Há ainda a destacar um facto peculiar, as estrofes sussurradas em castelhano na música Haunted e ainda o tema Nostalgia integralmente interpretado na língua-mãe de Marcela.

Tracklist:
01. Spellbound
02. Passion
03. Deceiver
04. I’ll Keep On Dreaming
05. Haunted
06. Wherever You Are
07. Open Your Eyes
08. Embrace The Storm
09. Breathing Again
10. Out In The Real World
11. Nostalgia
12. Calliopeia

Spellbound é a primeira faixa do álbum. Funciona como que uma introdução, fazendo-nos deslizar gentilmente para o mundo de Embrace the Storm, embalados pela voz doce de Bovio. Começa com uma espécie de sons tribais executados pela bateria, seguida pelo piano e pelos violinos, terminando novamente com a bateria, fazendo como que uma ponte com o segundo tema.

Passion surge-nos como um duelo instrumental entre guitarras e violinos. A música é composta num crescendo, após a introdução bombástica, com partes extremamente calmas onde a voz de Marcela se apresenta doce e muito melódica e onde interpreta alguns dos solos de violino. A subida culmina no refrão, onde Bovio nos apresenta uma voz mais forte sem nunca abandonar a sua candura e doçura naturais. De destacar o solo de guitarra de Lori e as sobreposições vocais de Marcela nos coros que conferem ao tema uma beleza intensa.

Deceiver foi o primeiro single a ser lançado. O tema apresenta uma atmosfera de mistério com o seu início suave, mas bem marcado pelo baixo de Johan e o piano de Millán. É mais um tema em que existe um crescendo musical das estrofes até ao refrão, sendo este a parte forte da faixa. A utilização do eco da voz de Marcela durante as estrofes reinforça o ambiente misterioso sentido desde os primeiros acordes. O tema termina com guitarras e bateria em força como que se quisessem afirmar.

I’ll Keep on Dreaming é a primeira balada do álbum. É uma música que considero bastante simples tanto a nível instrumental como da própria letra, mas que não lhe retira qualquer beleza, muito pelo contrário. A voz da Marcela é aqui bastante explorada na sua forma melancólica e emocional acompanhada, na maior parte do tempo por piano. A bateria é bastante suave, o violoncelo que se ouve durante o solo instrumental a meio da música, antes do solo da guitarra, confere um ambiente nostálgico e triste. Já a guitarra exprime alguma angústia e até mesmo desespero. Em contrapartida, a voz de Bovio mantém-se calma. O único crescendo da música é no último refrão onde voz e instrumental sobem e carregam em força uma música totalmente virada para o sentimento e de letra bastante triste.

Haunted é uma das músicas fortes deste álbum. O seu início marca a atmosfera sombria e misteriosa que permanece durante todo o tema. As estrofes sussurradas em castelhano por Marcela ajudam a aprofundar esse ambiente fazendo com que um arrepio nos percorra a coluna de cima a baixo dando a sensação de que algo etéreo transpõe a música e nos começa a sussurrar ao ouvido. Há uma espécie de tensão que cresce e diminui ao longo de toda a faixa, implementada pelo instrumental. Uma vez mais os violoncelos estão em destaque na introdução do tema assim como nos crescendos do mesmo.

Wherever You Are é a segunda balada, sendo que esta tem uma presença instrumental mais forte. É talvez dos temas em que a voz de Marcela se nos apresenta mais doce. Os instrumentos vão sendo incluídos à vez, começando pela guitarra, passando para o piano para, a seguir ao refrão, se juntarem à bateria e ao baixo, eclodindo num interlúdio instrumental, dando início à segunda parte da música já com mais vivacidade. De destacar, novamente, o solo da guitarra de Lori, pesado, rítmico e hipnotizante.

Open Your Eyes, outra balada deste trabalho. O tema abre com voz, violoncelo e violinos numa conjugação etérea. A música mantém sempre o mesmo andamento, sem grandes oscilações entre estrofes e refões. O instrumental é mais melódico que os das outras baladas que a precedem devido à inclusão dos referidos instrumentos de cordas. É neste tema também que Marcela utiliza algumas das suas notas mais agudas. O único elemento que se destaca em todo o instrumental é, uma vez mais, a guitarra que se apresenta com bastante força, especialmente do meio até ao fim do tema.

Embrace the Storm é a canção que dá nome ao álbum. Apresenta sonoridades melódicas compostas por violinos e piano juntamente com a voz de Marcela. O que contrasta neste tema é precisamente o refrão introduzido pelo verso homónimo do título e nada mais, todo o restante refrão é puramente instrumental, mas um instrumental forte e apelativo que usa todos os instrumentos numa conjunção harmoniosa e quase dançável, relembrando em parte algumas sonoridades celtas / folk. Mais um solo de Lori que é digno de ser destacado pela mestria com que é executado. O tema embora seja um pouco repetitivo consegue ser bastante interessante.

Breathing Again é mais uma das baladas deste álbum. O seu início é feito ao som de Bovio acompanhada ao piano, sendo a guitarra introduzida no primeiro refrão. A segunda estrofe contrasta com a primeira ao introduzir o violino a substituir os acordes do piano, assim como o segundo refrão faz ênfase na bateria (com os restantes elementos em pano de fundo), mas sem carregar demasiado. Segue-se mais um solo de guitarra, que se destaca não pela ferocidade e mestria a que Lori já nos habituou, mas pelo motivo oposto, ou seja, é tocado de forma bastante suave e até simples, mas mantendo a sua beleza.

Out In The Real World começa com vocais distantes introduzindo depois a calmia do piano e da voz de Marcela. Segue-se um crescendo em que Bovio canta uma pequena estrofe em castelhano acompanhada essencialmente pela força da guitarra e da bateria culminando no refrão. A música transmite por si só um sentimento de determinação e esperança bem patentes no refrão do tema. Foi o tema escolhido para último single do álbum.

Nostalgia é uma balada integralmente cantada em castelhano onde a voz de Marcela é embalada pelo som do piano. É um tema que não apresenta oscilações de ritmos. Conta apenas com a presença de violinos na recta final da música. De destacar o poder vocal de Bovio e a magnificência do coro.

Calliopeia é o último tema do álbum e será o mesmo que dizer que fecham em grande. De ritmo acelerado e sempre bem delineado pelo baixo de Johan, esta canção tem um instrumental forte e variado com influências de diversos estilos musicais. As oscilações encontram-se por toda a música onde a intensidade do instrumental, a colocação vocal e a quantidade de instrumentos incluídos varia ao sabor da composição. A forma como o tema termina com o fade-out do piano e a voz de Marcela como que saída por uma abertura numa gruta subterrânea faz-nos querer voltar a ouvir tudo de novo e sermos de novo sugados para a aventura musical aqui apresentada.

As letras são bastante pessoais, todas compostas por Marcela Bovio e falam sobre a vida, relações, sofrimento e esperança. Embrace the Storm é um bom exemplo de como é possível conjugar a beleza com o vigor do Metal não tendo de necessariamente o descaracterizar. É um trabalho que deixa espectativas muito altas para os trabalhos vindouros, estes já sem a mestria de Arjen Luccasen e com algumas mudanças de formação.

18 Valores


Destaques: Passion, Haunted, I'll Keep on Dreaming, Out in the Real World

Line Up: Vocals & Violin - Marcela Bovio (Mexico), Lead Guitar - Lori Linstruth (Sweden/America), Guitar - Arjen Lucassen (Holland), Drums - Davy Mickers (Holland), Bass - Johan van Stratum (Holland), Piano - Alejandro Millán (Mexico)


Milene Emídio (Lua Cheia)

2 comentários:

Anónimo disse...

Boa review sim senhor! ainda não conheço som nenhum desta banda, mas quando ouvir dir-vos-ei algo! continuem o maravilhoso trabalho que têm vindo a desenvolver ao longo destes meses!

Senhora do Metal disse...

Muito obrigada Ménon! A Milene fez um excelente trabalho nesta review:) Ouve entao e depois diz de tua justiça. Eu acho este Embrace The Storm um álbum absolutamente encantador e hipnotizante. Uma referência do estilo:)

beijinhos
Inês (Lua Minguante)