terça-feira, 9 de setembro de 2008

Review Hiffen - Festa do Avante '08


Festa do Avante, 6 de Setembro de 2008


E assim se passou mais uma edição da Festa do Avante, que, à semelhança do que se passou em 2002, ficou marcada por um dia debaixo de chuva, o que impossibilitou as actuações nos Palcos 25 de Abril e Novos Valores. Vá lá, no segundo dia o céu abriu e aí a Festa revelou todo o seu esplendor de outros anos.

Centremo-nos no Palco Novos Valores, visto ter sido neste que o Metal no feminino marcou presença através dos Hiffen, no segundo dia da Festa do Avante.

O Palco Novos Valores situa-se na Cidade da Juventude e o cartaz é composto por bandas apuradas em concursos organizados pela JCP em todo o país e mais duas bandas convidadas.

Os Hiffen são uma banda oriunda de Ponta Delgada com uma sonoridade algures entre o metal/rock progressivo e o metal gótico sinfónico. Perdoem-me os elementos da banda se por acaso não concordarem com a minha classificação, mas foi ao que me soou; afinal de contas o que as classificações têm mais é subjectividade... Adiante, estávamos perante uma banda de metal com voz feminina, daí terem direito a uma review de um concerto neste blog.

Relativamente ao concerto em si, este foi marcado por alguma falta de organização, visto que, supostamente os Hiffen só entrariam em palco por volta da meia noite, a seguir aos Switchtense e, o que se passou, foi que tocaram antes do colectivo da Moita.

Antes da actuação dos Hiffen, o público foi brindado com o punk/rock/ska de intervenção dos R12 (ou punk agricultor como os próprios se classificam devido ao facto de serem do Ribatejo e, segundo os próprios, devido ao facto de de vez em quando terem de se levantar ao sábado de manhã para ir apanhar batatas). A banda ribatejana até conseguiu uma adesão boa por parte do público, em parte devido ao vocalista, que tinha uma presença em palco muito boa.

Feita esta pequena introdução, passaremos então à banda que me levou a escrever esta review. Os Hiffen têm uma sonoridade que, como eu já referi, soa a qualquer coisa entre o metal progressivo e o metal gótico sinfónico. Não se pode dizer que tenha sido um concerto com uma grande adesão por parte do público que ali se encontrava, o que até é bastante compreensível, pois segundo o horário, aquela era a hora dos Switchtense, mas ainda assim deu para ver que são uma banda com bastante potencial e com músicos muito bons (vénias ao guitarrista solo Renato Medeiros). Quanto à vocalista Catarina Medeiros, tem um timbre de voz lindissimo mas deu para comprovar, mesmo quem não conhecia, que não estava nos seus melhores dias. Aliás, ela própria referiu que não estava propriamente bem de saúde, o que, além de ter influenciado a sua prestação vocal, também pode explicar o facto de ela, naquele concerto, não ter tido uma presença em palco propriamente boa. Ainda assim a simpatia e a boa disposição, quer da vocalista, quer dos restantes membros da banda, era notória e faz-nos crer que, com uma melhor organização e com um público “do seu estilo” eles teriam sido capazes de dar um concerto fantástico e, quanto a mim, estão de parabéns pelo que, apesar de todos os factores contra, conseguiram fazer.

Depois dos Hiffen, entraram em palco os Switchtense (banda de metal/hardcore da Moita), que brindaram o já ansioso e espectante público com uma actuação do mais bruto e intenso que pode existir, o que provocou, como já se previa, uma grande adesão ao espectáculo. Este foi verdadeiramente o concerto da noite naquele palco... Grande interacção da banda com o público, grande resposta do público através dos tradicionais moshpits, headbangs, punhos no ar e os tão metaleiros “HEY, HEY, HEY” nas partes balanceadas.

Hiffen Myspace: http://www.myspace.com/hiffen

Agradecimentos: Sérgio Almeida, Cronos

Sem comentários: