domingo, 15 de junho de 2008

EDITORIAL Junho / Julho

Quando a ideia para este blog estava ainda a germinar, fizemos uma pesquisa na Internet, em busca de projectos semelhantes. Encontrámos sites de todo o tipo, desde webzines até outros blogs, alguns de grande qualidade, outros nem tanto. No entanto, a maioria destes sites dedicados às mulheres na música mais alternativa ou extrema tinham algo em comum: a tag Female Fronted Metal. Há já algum tempo – muito antes deste projecto nascer – eu já tinha reflectido acerca desta “etiqueta” que surge colada às bandas que têm uma mulher ao microfone, questionando-se sobre a sua pertinência.

Não conheço muitos casos, mesmo no Metal, em que o vocalista seja determinante para definir um estilo de música. Sim, temos os famosos grunts à Death Metal ou à Black Metal; é sabido que as bandas de Power Metal dão preferência a um certo tipo de vocalista, e estes são apenas exemplos. Mas o facto é que, mesmo nestes casos, não é apenas o vocalista que determina o estilo da banda.

Female Fronted Metal não é um subgénero. Refere-se, pura e simplesmente, a bandas que têm vocalistas femininas. No entanto, é curioso ver em quantos sites dedicados ao assunto a tal etiqueta surge como se estivesse a definir um estilo musical. Como se todas as bandas que têm uma vocalista pertencessem ao mesmo subgénero. É um erro que tem as suas implicações.

Não oiço Metal há assim tanto tempo. Na verdade, sou uma neófita nestas andanças, pois a minha viragem musical só aconteceu em 2004. E tendo em conta os meus 25 anos, comecei tarde. Mas nestes escassos anos nunca vi, em nenhum site ou publicação, a expressão Male Fronted Metal. Porquê? Uma resposta é: porque o Metal só há muito pouco tempo deixou de ser um território onde “menina não entra”.

A verdade, é que este foi, durante muito tempo, um estilo de música de homens e direccionado a um público masculino. Kari Rueslatten, umas das primeiras vocalistas de uma banda de Doom Metal – os The 3rd and the Mortal – contou numa entrevista que, nos seus primeiros concertos, chegou a ser vaiada e mandada “para casa coser meias”. Felizmente, as coisas mudaram, e ver uma mulher num palco rodeada por uns tipos cabeludos já não é novidade para ninguém mas… será que as coisas mudaram tanto assim?

Quando os Metallica actuaram no Rock in Rio eu estava fora, em trabalho. Por isso, eu e uma colega que dividia o quarto de hotel comigo, assistimos ao concerto pela tv. O comentário dela quando as câmaras deram o público que era maioritariamente masculino.

Será que as mulheres não estão predispostas para ouvir música pesada? Será genético? Hormonal? Será falta de testosterona? Caros leitores, não me parece. A questão aqui é educacional. Há as coisas dos meninos e há coisas das meninas. O Metal, devido à sua violência (e, atenção, não estou a atribuir uma carga negativa a esta palavra) não é considerado uma coisa de meninas.

Há quatro anos atrás, quando comecei a ouvir metal, quando comprei as minhas primeiras botas de biqueiras de aço e comecei a ir a concertos, fui criticada por família, amigos e colegas. Porque as botas eram masculinas. Porque a música era demasiado agressiva. Porque o metal não é uma coisa para meninas, que se querem femininas. Eu nunca considerei que a música que oiço, a roupa que visto afectasse, de alguma forma, a minha feminilidade. Mas o que está aqui em jogo são estereótipos, e eles são poderosos.

Mas o que é que isto tem a ver com Female Fronted Metal? Esta espécie de nicho só existe porque, quer se queira quer não, a presença feminina no Metal é escassa, circunscrita e recente. Somos vistas como a excepção, e como excepção que somos, acabamos um pouco colocadas à parte.

É verdade que a maioria das senhoras do metal são vocalistas. É também verdade que uma boa parte delas encontram-se em bandas de Gothic Metal ou de Metal Sinfónico. Mas, mesmo em termos de vocalistas, temos mulheres ao microfone em todos os subgéneros do Metal. E é estranho pensar que tanto os Within Temptation como os Cadaveria estão sob a grande alçada do Female Fronted Metal, quando a única coisa que têm em comum é o género da vocalista.

O Female Fronted Metal também acaba por excluir as instrumentistas. A explicação pode ser mais ou menos óbvia. A voz é o elemento mais humano da música, por isso acaba por ser o centro das atenções. No entanto, o trabalho dos instrumentos, masculinos e femininos, necessita de um maior reconhecimento.

Este não é um blog dedicado ao Female Fronted Metal por si só. Já usámos, e continuaremos a usar, a expressão quando nos referimos a bandas com vocalistas femininas, mas nunca para definir um estilo musical. Este é um blog dedicado a todas as mulheres do Metal: vocalistas, instrumentistas e fãs; e também aos senhores do metal que, como parte integrante das bandas e como admiradores, merecem todo o destaque pelo talento e dedicação à música.

Já é tempo de vermos mais meninas nos concertos, a escreverem em publicações especializadas ou na Internet, e a tocarem instrumentos musicais. As portas já estão abertas e, agora, as meninas já podem entrar!

Deixamo-vos o convite… e o desafio.

Cláudia Rocha
e Ana Teixeira, Inês Martins, Milene Emídio

13 comentários:

Anónimo disse...

ENfim cá vai um postzitosó para clarificar...lol lol
O Metal não se ensina é um Dom...é algo que ou se nasce com ele ou se aprende a gostar ao longo dos tempos...e lá está..como referiram as "meninas" não são habituadas desde pequeninas a fazer headbang,etc. O metal no feminino é uma coisa que tem pocuo mais de 20anos, começou com as Vixen em 80, ou seja é algo bem recente, portanto não se pode esperar muito mais do que a relativamente pequena ascenção que têm tido, a coisa tme que levar uma ordem natural, as Senhoras do Metal apareceram depois do Metal já estar criado, portanto é natural que ainda haja aquela velha converssa de "Metal é pós Hóms" lol
E pronto é só isto lol, e respondendo ao comentário da moça ao ver o RiR na tv, a resposta é "simples", não se vê quase meninas nenhumas nas filmagens pk:
1º não se vê raparigas no Mosh ( isso é algo de muito bruto para as meninas )
2º Ainda continua a haver um maior numero de Metaleiros Feios Porcos E Maus nos concertos de Bom Metal
3º As poucas filmagens que aparecem do publico normalmente são captadas da malta que está na grade, e em cocnertos de Bom e Poderoso MEtal, não é monosprezar, ams as meninas não aguentam na grade, eu proprio ás vezes tou na ultima, e vi o exemplo agora no RiR, que uma amiga minha ficou cmg até ao fim e tava quase a desfalecer-se toda! lol

Acho bem abordarem o tema de "Senhoras do Metal ao poder" mas não se esqueçam que vocês ( meninas a ouvirem Metal ), apareceram depois, portanto não podem exigir mais, têm que continuar a crescer e ocupar o vosso lugar no Metal World!

E pronto com isto tanho dito...lol
CUmprimentos ás 4 Senhoras do Metal que "mandam" nisto, estão a fazer um excelente trabalho, tou a gostar de ver! Mais uma vez os meus Parabéns pelo excelente trabalho!

\m/\m/

Anónimo disse...

Viva!
Deixem que vos diga que estão a fazer um bom trabalho. Espero que este blog continue por muito tempo. Já é tempo de deixar de lado o estereótipo de que o metal é só dos homens. Metal é música e a música é de todos nós.Força senhoras do metal!

Abraço.

Anónimo disse...

Bem, vejo-me obrigado a discordar de algumas coisas que o senhor Nelson disse... Concordo com ele em bastantes coisas mas creio que ele disse aqui algumas que não fazem assim muito sentido... Concordo com a parte em que dizes que não se vêm muitas meninas no moxe, mas não concordo quando dizes que é demasiado bruto para elas. A prova disso é que cada vez mais se vêm moçoilas em circle pits e inclusivamente a participar em walls of death. A outra coisa que eu não concordei foi com a afirmação "(...) mas não se esqueçam que vocês ( meninas a ouvirem Metal ), apareceram depois, portanto não podem exigir mais, têm que continuar a crescer e ocupar o vosso lugar no Metal World!". Esta afirmação, para quem vê de fora, significa um "reduzam-se à vossa insignificância". Eu sou a favor da igualdade de direitos e, como tal, não podia deixar esta frase passar em branco visto que foi... digamos que pouco simpática.
Quanto à parte do "continua a haver muitos metaleiros feios porcos e maus nos concertos de bom metal", bem, eu acho que não é bem assim, simplesmente a distribuição é que não é uniforme. Além disso, há Bom Metal cujos concertos são povoados maioritariamente por senhoras (estou a lembrar-me, por exemplo, de concertos dos Nightwish, dos Epica, ou mesmo dos Kamelot, e, arriscaria mesmo dizer, Deathstars, Trivium e Cradle of Filth, se bem que os últimos já deixaram de ser Bom Metal há algum tempo).
Quanto aos apupos e frases pouco delicadas que foram dirigidas à senhora Kari Rueslatten, e, de certeza, a outras, tenho a dizer que grande parte do preconceito relativamente às mulheres no mundo do metal se prende com a enorme enchente de "gente" de extrema direita que o povoa e que, em muitos casos, faz com que hajam autenticas clareiras de escalpes nus no meio das gadelhas grandes nos concertos, embora haja sempre os fascizoides disfarçados que têm cabelo comprido (estou a falar por exemplo do senhor Varg Vikernes dos Burzum). É suposto o metal não falar de política, mas cada vez há mais neo-nazis no mundo do metal, o que é a causa de grande parte dos preconceitos, relativamente a mulheres e não só (estou a lembrar-me do senhor Euronimus, dos Mayhem, morto por Varg Vikernes dos Burzum por ser, pensa-se, homossexual e comunista. Não se sabe ao certo pois o assassino apenas alegou "motivos pessoais e ideológicos")...

E assim me despeço deste comment, boa sorte com o projecto ;)

Anónimo disse...

SIm.em parte tens razão..mas lá está...é o que tu dizes...a distribuição...as meninas ficam sempre cá mais atráz....apensar de ter que concordar contigo que, sim há cada vez + menina no Mosh e etc..mas lá está....é 1 em 100.....

E quanto á parte do "vocÊs apareceram depois ..." nã´era com a intenção de "resumanm-se á vossa insignificancia" não era isso lol lol lol era mais na onda de ."visto as meninas no mundo do metal terem aparecido depois, acho que não se pode pedir muito mais do que a ascenção que têm tado a ter...pk lá esta´cada coisa a seu tempo, é natural que actualmente ainda não se sinta muito o impacto de Senhoras no Metal ( ou não) mas lá está é nesse sentido de visto terem aparecido depois...apanhar o ritmo agora não é dum dia pó outro é gradual." não é "ahh e tal...fiquei pra í no vosso canto" nã é isso lol lol

Bjs ás Senhoras do Metal
Abraço Sérgio
\m/\m/

Anónimo disse...

"Bjs ás Senhoras do Metal
Abraço Sérgio
\m/\m/"

porque é que eu não tenho direito a beijinhos também??? Essa agora... LOOOL xD (kidding ;) )

Anónimo disse...

olha olha.....um Metaleiro com ciumes...lol lol lol

és alguma Senhora do Metal?!?! lol lol

mas atão váh..lollol

abraços pás senhoras do metal..

e bjinhus pó Sérgio LOL LOL :D

Anónimo disse...

Ah bom, assim tá melhor =P

Senhora do Metal disse...

Ler este texto deu-me um imenso prazer:) sinto-me extramente orgulhosa deste nosso projectozinho e de este ser o 2º editorial, principalmente pk também foi escrito por ti, Claúdia. Puseste os meus pensamentos em palavras e pronto estou feliz e orgulhosa de ser uma mulher! lolol Ja no dia 5 de Junho me senti assim, quando no RIR vi tantas mulheres de todas as idades e diferentes estilos num espectáculo dedicado à música extrema^^ foi um grande orgulho para mim fazer parte dessas mulheres, como é um grande orgulho para mim fazer parte desta nossa redacção! E acho que o nome do nosso blog define precisamente essa ideia de nos afastarmos desse rótulo female fronted metal... mas até se inventar uma nova palavra, acho que temos que ficar com esta mesmo para definir... mas temos sempre a denominaçao melhor, Senhoras do Metal!

METAL NO FEMININO SEMPRE!

Inês, Minguante

Pedro Silva disse...

Primeiro que tudo tenho k dar os parabens á "nossa" Claudia pelo excelente texto é ás restantes Senhoras do Metal pelo trabalho e iniciativa. Concordo que ainda á muita mentalidade a ser mudada pois conheço mesmo Metaleiros Anarkas (k supostamente deveriam ter a mente mais aberta pelo menos k os Fascis referidos pelo Sergio) k continuam a despresar mesmo bandas cm Arch Enemy ("- ah e tal acham k é só por uma gaja boa á frente da banda e está o trabalho feito" "(...) podem ter o guitarrista dos Carcass mas não são os Carcass"), para não falar de bandas mais melodicas. E também há muito a associação do vozes femininas = comercial = para as pitas-pseudo-goticas... É uma questão de mentalidade e também culpa de muitas das bandas com vocalista feminina actuais k preferiram seguir caminhos mais comerciais e k dão mais na vista roubando destakes ás k continam a fazer bom e verdadeiro Metal.
Mas felizmente, as coisas parecem estar a mudar pa melhor.
Já k o Nelson referiu o RiR e o Mosh, tenho uma amiga k no mosh desse mesmo festival não gostou muito de ouvir a expressão "cuidado, é uma gaja" e escusado será dizer k quem o disse arrependeu-se fortemente ao ver k a "gaja" não era tão alheia akelas andanças cm parecia XD... Portanto se fores aos Slayer/Maiden e a outros fests não digas isso muito alto k ela vai andar por perto, lol... Mas é verdade k muitas das meninas metaleiras continuam a preferir evitar o Mosh e não as censuro por isso, o Mosh é para kem gosta dele =D...
Mas também é verdade k se formos a ver pelos coments aos posts deste forum k supostamente é mais dirigido ao publico feminino, a maioria dos frequentadores parecem ser masculinos (pelo menos vendo pelos nomes), o k é um bocado triste tendo em conta os objectivos deste projecto... Bem, é dar tempo ao tempo e ver cm as coisas continuam.
Entretanto ó Senhoras do Metal, continuem com a vossa legitima luta k nós estaremos aki a apoiar!

Abraço

Senhora do Metal disse...

Antes de mais, muito obrigada pelos vossos comentários. Receber feedback por parte dos leitores é muito importante para nós!

Quanto às meninas e ao mosh acho que já foi tudo dito. Quanto às meninas que desfalecem nas grades... bem, já fiquei algumas vezes nas grades e nunca desfaleci. Conheço muitas outras que não desfaleceram... por isso, acho que aguentamos as grades, tal e qual como os meninos. Vá lá, até parece que não aguentamos o sofrimento... Afinal, quem é sofre de dores menstruais... de dores de parto... Ah pois é :P

Pedro: este blog não é direccionado a um público feminino. Este álbum é direccionado a todos os admiradores e apreciadores das mulheres do metal, do metal e de boa música no geral. Por isso, tanto os meninos como as meninas são bem vindos :)

E, para terminar, devo dizer que gostei muito do momento carinhoso vividos aqui nos comments, com troca de beijinhos e tudo :D

Beijinhos e abraços!

Cláudia, Quarto Crescente \m/

Anónimo disse...

Peço desculpa, desleixei-me um boado, mas venho aqui agora comentar os restantes comments lol...
Em primeiro lugar, eu referi os fascizóides por, de um modo geral, serem "gente" muito "nhurra" e com a mente extremamente fechada. É verdade que também há anarquistas trolls, mas não são tantos como os faxos assim lol.
Em segundo lugar, vou comentar esta parte:
"(...) podem ter o guitarrista dos Carcass mas não são os Carcass"
Bem, o senhor Michael Amott é um génio, sem dúvida, é um dos meus ídolos, o homem toca pa diante, mas, para ser sincero, não gosto de Carcass xD LOL... Aliás, são raras as bandas de death metal extremo que eu oiço. Só mesmo Nile, Bloodbath e pouco mais... Das cenas mais agressivas sempre fui mais adepto de death metal melódico, trash e black metal lol.
Quanto à parte da troca de beijinhos, eu e o Nelson de vez em quando temos vipes assim e, espero eu, que não nos fiquemos pelos beijinhos pois ele é um rapazinho extremamente sexy (xD LOOOOOOL) e, além do mais, conheceu os Apocalyptica, que são uns autênticos deuses nórdicos... Pena não ter estado com o Rob Flynn dos Machine Head, se bem que ele está gordo que nem um texugo =(...

(Tinham que vir as brincadeiras gays. Sim, BRINCADEIRAS, não pensem coisas erradas da minha pessoa LOOOOL xD)

Pedro Silva disse...

Claudia - Sim, eu sei k este blog é dirigido a elementos dos dois sexos(e os hermafroditas,são discriminados? XD),o k eu keria dizer era k se este é um blog acerca do Metal no Feminino,seria natural que houvessem mais Metaleiras a rondar do k as k aparentam haver... Sergio - Eu sei, os fascis em geral conseguem bater os recordes maximos de estupidez (falando pelos k eu ja conheci), mas o k eu keria realçar é k infelismente não são so eles. Lol, pareces ter gostos musicais bastantes parecidos cos meus,embora não desgoste também não sou o maior fã de Carcass e também prefiro os NILE (SACRIFICE INTO SEBEK!!!!) ou o Death Melodico (BLACK WINTER DAY!!!!!!), o Thrash e só os meus conhecimentos de Black é k são uma beca limitados e mais puxados para o Blackned Folk Metal (Heol Telwen, Kromlek, Moonsorrow, etc). Mas tb aprecio cenas mais agressivas tipo Cannibal Corpse, Necrophagist e os tugas Holocausto Canibal... Dentro do Metal aprecio praticamente td desde k n seja mt comercial. Abraços

Anónimo disse...

POis... não gosto de canibal corpse, não gosto de holocausto canibal e não gosto de Necrphagist... Embora tenha que admitir que os guitarristas dos últimos tocam PA CARALHO (desculpem a expressão mas foi a única k encontrei para caracterizar a técnica destes senhores).
E sim, os faxos são estúpidos, também já tive a oportunidade de conhecer alguns... O mais estúpido é que eles até gostaram de mim e eu odeio-os. Claramente não sabem das minhas orientações políticas esquerdistas xD LOOOOL