segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Senhora do Metal de Agosto / Setembro - Marcela Bovio

Quando lhe perguntam se gosta de digressões, Marcela Bovio responde: «Definitivamente! Tocar ao vivo é uma das principais razões para se ser músico. Não só podes partilhar um momento especial com o público, mas também podes comunicar com os teus colegas de profissão de uma forma única». Esta é a visão da vocalista dos Elfonia (2001) e dos Stream of Passion (2005), bandas que ajudou a criar e das quais ainda hoje faz parte.

Em relação ao início destes últimos, Arjen Anthony Lucassen (Ayreon) refere que «a reacção de críticos e fãs à voz de Marcela no álbum dos Ayreon foi excelente. Contudo, quando ela já estava em estúdio para gravar este projecto, apercebi-me que ela tinha muitos mais talentos, que me arrependi de não lhes ter dado uso naquela altura. Assim, para evitar desperdiçar tanto potencial, decidi avançar com um projecto completamente centrado na sua voz, composição e escrita.»

A sua carreira musical começou em Monterrey, no México (onde ainda hoje vive) quando o seu padrinho recomendou que ela e a irmã (Diana) entrassem, ainda em tenra idade, para uma academia musical. A partir desse momento, Marcela encontrou-se sempre rodeada de música e interessou-se bastante por canto e actuação.

Durante a adolescência teve aulas de violino e de canto, e foi aí que despertou para as sonoridades de rock alternativo, progressivo e metal. «Sempre adorei música melancólica, por isso as bandas doom e góticas sempre me inspiraram. Mais tarde interessei-me por jazz, rock , música do mundo, e comecei a ter aulas de jazz. «Hoje em dia tento manter os meus ouvidos abertos para absorverem tantas influências musicais quanto possível.»

Aos 17 anos começou a tocar versões de alguns temas com amigos, mas não como vocalista. Marcela era a baixista da banda, mas não por muito tempo. Quando os seus colegas ouviram a sua voz pediram-lhe que assumisse o cargo de vocalista.

Fez também parte da banda Hydra (1999) – a sua primeira banda de originais. «Tocámos juntos por quatro anos e apenas lançámos um EP. Estávamos a experimentar coisas novas pela primeira vez, a correr riscos; ouvir o resultado final gravado foi excitante assim como foi ouvir “lluvia de rosas negras” na estação de rádio local pela primeira vez. Nunca o vou esquecer.»
Hoje em dia, Marcela toca violino e também flauta. Se for obrigada, ainda é capaz de tocar alguma coisa em guitarra e piano. «O meu preferido é o violino, embora não seja uma violinista dotada. Apenas adoro o som deste instrumento.»

Aos 28 anos de idade (17 de Outubro de 1979), esta cantora e violinista mexicana é uma consagrada senhora do metal, tendo tocado com diversos músicos, uns famosos, outros nem tanto, mas todos profissionais extremamente talentosos.


Discografia:

Hydra - Bosquejo (EP) 1999

Elfonía - self titled (CD) 2003
Elfonía - This sonic landscape (CD) 2005

Ayreon - The Human Equation (2CD) 2004
Ayreon - The Final Experiment reissue (2CD) 2005

Stream of Passion - Embrace the Storm (CD) 2005
Stream of Passion - Out in the Real World (EP) 2006
Stream of Passion - Live in the Real World (DVD, 2CD) 2006


Milene Emídio (Lua Cheia)

6 comentários:

Anónimo disse...

Elah...bela escolha para este mês sim senhora!
Confesso que não conheço muito do trabalho da Marcela Bovio, porque o unico contacto que tive com a voz dela foi nos discos de Ayreon, do qual sou muito fã, já desde 97 ( bons tempos), gosto particularmente da participação dela no album Human Equation, onde ela faz o papel de "Wife"! Para quem nunca ouviu o album e não sabe do que estou a falar, o album é uma hisótria por si só, bastante conceptual( ao bom velho estilo de Dream Theater e Pink FLoyd),onde aliás participa James LaBrie dos Dream Theater no papel de "Me"! Aqueles que nunca ouviram o album, aconselho mesmo OIÇAM, aos que já ouviram aconselho OIÇAM OUTRA VEZ! :D lol

Futuramente espero aprofundar o meu conehcimento sobre esta senhora (até porque tem uma bela voz, e prontos toca violino e tal, protanto é de valor), esperoq ue a minha amiga InÊs me ajude nessa tarefa, arranjando-me um albumzito ou 2 de Elfonia! lol

E já agora cá fica a lembramça "InÊs, quero o outro album de Lyriel" :D lol lol

Saudações
\m/ Hell Yeahhh \m/

Senhora do Metal disse...

O "Human Equation" é um álbum fabuloso. É possível que tenhamos uma review desse cd na rúbrica da Senhora do Metal do Mês.
O Arjen escolhe sempre músicos e vocalistas fantásticos. Aliás, em termos de vocalistas femininas, creio que as grandes vozes femininas já trabalharam com ele: a sharon, Floor, Simone, Anneke, Marcela Bovio...
Também gostei muito do último álbum dos Ayreon!

A Marcela tem uma voz lindíssima e uma grande emoção a cantar. Não é muito conhecida, mas é uma das minhas favoritas. Adorei Stream of Passion e a participação no Human Equation. E Elfonia também é muito interessante, com várias misturas de estilos e cantado em espanhol... que fica lindo na voz da Marcela.

E já a ouviram a cantar com a irmã nos concertos de Stream of Passion?

Um abraço \m/

Cláudia, Lua Crescente

Senhora do Metal disse...

Desculpem, enganei-me e tive de apagar o comentário:S

Tenho de ouvir entao Human Equation... esses albuns baralham-me um bocado porque têm uma história e normalmente eu só consigo uma música ou duas e depois não percebo nada, tenho de ver se o arranjo todo. Eu conheço mais a Marcela das suas bandas e ao vivo com a irmã dela, é mesmo divinal:)

Nelson, eu não me esqueci, lol tá descansado!

Beijinhos,
Inês (Lua Miguante)

Anónimo disse...

eu arranjo-te o Human Equation Inês! ;)
lol

bjinhos

Senhora do Metal disse...

Confesso que também gosto muito da vozda Marcela e dos SOP! ^^

Para os meninos que tb gostam e não sabem, se derem um pulo ao myspace dos mesmos podem encontrar um cheirinho do que vai ser o último album!


Ana - Lua Nova

Senhora do Metal disse...

Nelson, para teres o outro álbum dos Lyriel basta ires ao site oficial da banda. Eles estão a disponibilizar a discografia :)

Abraço \m/

Cláudia, Lua Crescente