segunda-feira, 30 de março de 2009

Stream of Passion lançam novo álbum


Os Stream of Passion, banda nascida da cumplicidade entre Arjen Lucassen (Ayreon, Star One) e Marcela Bovio, preparam-se para lançar, a 29 de Maio, o segundo longa duração. The Flame Within é o nome do sucessor de Embrace The Storm (2005) e, segundo comunicado da banda, eleva o gothic metal dos Stream of Passion a outro patamar, através de “composições mais maduras”.

Já sem Arjen na sua formação, o novo álbum foi produzido nos Fascination Street Studios, na Suécia, por Jens Bogren, que trabalhou com nomes tão sonantes como Opeth, Katatonia, Amon Amarth e Paradise Lost. A banda foi divulgando o processo de gravação no myspace oficial, onde também já podem ser escutadas algumas demos retiradas de The Flame Within.

Tracklist - The Flame Within
1.The Art Of Loss
2.In The End
3.Now Or Never
4.When You Hurt Me The Most
5.Run Away
6.Games We Play
7.This Endless Night
8.My Leader
9.Burn My Pain
10.Let Me In
11.Street Spirit
12.A Part Of You
13.All I Know

Site Oficial
Myspace

domingo, 29 de março de 2009

The Birthday Massacre lançam CD e DVD ao vivo


Os The Birthday Massacre (TBM) lançam a 8 de Maio na Europa, Show and Tell, primeiro CD ao vivo da banda liderada por Chibi, gravado em Hamburgo. A esta edição segue-se o DVD do concerto que tem lançamento marcado para o Verão, ambas as edições com selo Repo Records. A tracklist já foi divulgada, constituindo uma espécie de Best Of que reúne temas de Nothing and Nowhere (2002) e do mais recente Walking With Strangers (2007).

Desde o lançamento do último álbum que a banda se encontrava em tour pela Europa e América do Norte, tendo começado já a trabalhar no próximo longa duração, com lançamento previsto para o Outono.

Entretanto os TBM arrancam em Abril com a Show and Tell Tour, que vai percorrer palcos norte-americanos.

Tracklist de Show and Tell:
01. Before Dark (Intro)
02. Video Kid
03. Lovers End
04. Goodnight
05. Falling Down
06. Violet
07. Red Stars
08. Looking Glass
09. Remember Me
10. Unfamiliar
11. Walking With Strangers
12. Weekend
13. Horror Show
14. Kill the Lights
15. Blue
16. Happy Birthday


Myspace

terça-feira, 17 de março de 2009

Breves

Ava Inferi

Com a data do lançamento a aproximar-se, os Ava Inferi revelam a tracklist do seu novo registo, Blood of Bacchus. Nas palavras da banda, tratam-se de 54 minutos de “inspiração pura e honesta”. Um novo tema estará em breve disponível para audição no myspace oficial da banda.

Tracklist Blood of Bacchus

1. Truce
2. Last Sign Of Summer
3. Colours Of The Dark
4. Black Wings
5. Appeler Les Loups
6. Be Damned
7. Tempestade
8. Blood Of Bacchus
9. Memoirs

Site Oficial
Myspace


Eluveitie


A banda de folk death metal Eluveitie disponibilizou para audição o primeiro single, Omnos, retirado do seu próximo registo, em formato acústico, Evocation I: The Arcane Dominion. O tema pode ser ouvido no myspace oficial do colectivo, enquanto este termina a tour com os Kreator e os Caliban.

Site Oficial

Myspace

Lacuna Coil lançam novo álbum


Os Lacuna Coil lançam a 20 de Abril o seu quinto longa-duração pela Century Media. Shallow Life é o nome do novo registo que chega até nós dez anos depois de se terem estreado com In a Reverie, em 1999.

O novo trabalho foi gravado nos NRG Studios, na Califórnia, com a produção a cargo de Don Gilmore que já trabalhou com nomes tão conhecidos como Linkin Park, Pearl Jam e Good Charlotte. Com um mês de avanço, a banda lançou já o primeiro single, Spellbound, que pode ser ouvido no myspace oficial.

O último ano foi pródigo em lançamentos por parte do colectivo italiano, que lançou o primeiro dvd, Visual Karma: Body, Mind and Soul, em Novembro do ano passado e o seu primeiro best of, já no inicio de 2009, uma compilação de nome Manifesto of… Lacuna Coil.

Ao mesmo tempo, a banda italiana prepara-se para uma tour norte-americana que arranca já a 20 de Março, ao lado dos Disturbed, Killswitch Engage e Chimaira.

Tracklist Shallow Life

1. Survive
2. I Won't Tell You
3. Not Enough
4. I'm Not Afraid
5. I Like It
6. Underdog
7. The Pain
8. Spellbound
9. Wide Awake
10. The Maze
11. Unchained
12. Shallow Life

Site Oficial

Myspace

Epica lançam CD ao vivo


A banda holandesa Epica lança a 8 de Maio um CD duplo ao vivo, entitulado The Classical Conspiracy, com selo Nuclear Blast. O álbum foi gravado em Miskolc, na Hungria, no dia 14 de Junho de 2008.

O colectivo tocou um setlist de 45 minutos, composto por versões metal de clássicos de música erudita e bandas sonoras de filmes, para além de temas próprios, acompanhados por uma orquestra e coro.

The Classical Conspiracy estará disponível em edição cd duplo e em edição deluxe digipack com 2 cds. O álbum já pode ser encomendado na loja online da editora Nuclear Blast.

Tracklist

CD I - Classical Set

1. Palladium
2. Dies Irea (Verdi)
3. Ombra Mai Fu (Händel)
4. Adagio (Dvorák)
5. Spider-Man Medley
6. Presto (Vivaldi)
7. Montagues and Capulets (Prokofiev)
8. The Imperial March
9. Stabat Mater Dolorosa (Pergolesi)
10. Unholy Trinity
11. In The Hall Of The Mountain King (Grieg)
12. Pirates of the Caribbean Medley (apenas com a edição europeia)
13. Indigo
14. The Last Crusade
15. Sensorium
16. Quietus
17. Chasing the Dragon
18. Feint

CD II - Epica Set

1. Never Enough
2. Beyond Belief
3. Cry for the Moon
4. Safeguard to Paradise
5. Blank Infinity
6. Living a Lie
7. The Phantom Agony
8. Sancta Terra
9. Illusive Consensus
10. Consign to Oblivion

Site Oficial
Myspace

The Gathering anunciam nome de nova vocalista


Silje Wergeland, vocalista da banda norueguesa Octavia Sperati, é a nova voz dos The Gathering, que já pode ser escutada nos três novos temas disponibilizados no myspace da banda, retirados do novo álbum The West Pole, a sair em Maio pela editora da banda, Psychonaut Records.

Para além da voz de Silje, no lugar antes ocupado por Anneke van Giersbergen, o novo registo da banda holandesa conta com a participação de músicos convidados e de mais duas vozes – a da cantora holandesa Anne van der Hoogen e da mexicana Marcela Bovio (Stream of Passion).

Produzido pelo guitarrista da banda René Rutten e masterizado por este e por Zlaya Hadzich (que também esteve encarregue da produção de Souvenirs, em 2003), The West Pole é, segundo a banda, um álbum mais orientado para o rock, conduzido pelas guitarras e que inclui alguns elementos mais exóticos, como a utilização de instrumentos pouco habituais em alguns dos temas.

O nono longa-duração da banda marca 20 anos de uma carreira variada e eclética. O aniversário será assinalado com um pacote especial que incluirá o novo álbum, uma t-shirt exclusiva e ainda o EP City From Above. O EP incluirá algumas faixas inéditas e o tema título, um instrumental de 13 minutos composto para Arr. 2, uma combinação de dança e música.

Tracklist:

1. When Trust Becomes Sound,
2. Treasure, All You Are
3. You Promised Me A Symphony
4. The West Pole
5. Capital Of Nowhere
6. No Bird Call, Pale Traces
7. No One Spoke
8. Constant Run.

Site Oficial

Myspace

terça-feira, 10 de março de 2009

ThanatoSchizO lançam álbum semi-acústico


Os ThanatoSchizO assinaram contrato com a editora independente portuguesa Major Label Industries, para a edição do seu quinto longa-duração. O registo será constituído por remakes acústicos de temas dos quatro álbuns da banda, com algumas incursões étnicas e electrónicas. A edição terá lugar este ano, embora não estejam ainda definidos um estúdio e data de gravação.

Guilhermino Martins, guitarrista do colectivo, refere que a gravação de um álbum como este é algo que começou a despertar interesse na banda há já alguns anos. “É curioso, porque a primeira vez que fomos confrontados com a ideia de adaptar os nossos temas a esse formato aconteceu por imposição da FNAC, como única forma de podermos apresentar showcases de promoção ao nosso segundo álbum. Tomámos-lhe o gosto e, desde aí, sempre que editámos novos registos trabalhámos igualmente em remakes acústicos paralelos”. O novo registo surge um ano depois do aclamado Zoom Code, de 2008, mas segundo Guilhermino Martins este é o momento adequado para mais um lançamento. “Nesta fase da nossa carreira, o passo que nos parece mais excitante é precisamente este: gravar e editar um álbum semi-acústico e adicionar-lhe referências étnicas e de outras abordagens musicais, fruto da maturidade que sentimos ter atingido”.

Site Oficial
Myspace

terça-feira, 3 de março de 2009

Agenda - Março

06.03.2009Mons Lvnae - Transmission bar, Lisboa - 22.00h
07.03.2009 - Celtic Dance - Sede das Figueiras - Cave Bar, Marinha Grande - 22.00h
07.03.2009 - Hate Disposal - The Crow Festival III - Figueiras,Leiria - 22.00h
21.03.2009 - Mourning Lenore- Side B, Lisboa - 21.00h
26.03.2009 - Celtic Dance - Santiago Alquimista, Lisboa - 20'00h



Agradecemos a colaboração dos nossos leitores para completar esta agenda. Contactem-nos através do mail - senhorasdometal@gmail.com. Obrigada

domingo, 1 de março de 2009

REVIEW - Silentium - Seducia [2006]


Tracklist:
1. Hangman's Lullaby
2. Serpentized
3. Dead Silent
4. Unbroken
5.Frostnight
6. Children of Chaos
7. Empress of Dark
8. Seducia



Os Silentium ainda são uma banda relativamente desconhecida no universo das bandas com vocalista feminina. No entanto, se actualmente tocam aquilo que se convencionou como gothic metal, no início da sua carreira, a sonoridade deste colectivo finlandês tinha uma toada bem mais doom, com predominância da voz masculina, enquanto a voz feminina ficava relegada para um plano mais secundário.

O grande salto qualitativo deu-se em 2003, com o discreto lançamento de Sufferion - Hamartia of Prudence que, injustamente, passou ao lado de muitos reviewers e apreciadores dos género em causa. Mais do que música bem executada por músicos competentes, Sufferion - Hamartia of Prudence é um trabalho único, meio rock ópera, meio teatro, meio radionovela que, inclusivé, contou com a performance de actores profissionais.

No entanto, foi neste Seducia que o colectivo finlandês – pais que habituou os fãs do rock e do metal a grandes bandas – encontraram o seu estilo próprio. Seducia é também o álbum de estreia de Riina Rinkinen, a actual vocalista dos Silentium, senhora de uma voz grave, sensual e expressiva, algo raro no denominado female fronted metal, que desde a sua génese tem apostado em vozes agudas e límpidas.

Ao lado de Riina, Matti Aikiu cria um contraste vocal mais ou menos bem conseguido. A voz de Matti é peculiar, e situa-se algures entre os grunts e as vocalizações mais agressivas de Marco Hietala (Nightwish), mas sem atingir o patamar de excelência do vocalista/baixista da famosa banda finlandesa.

Apesar do jogo vocal entre voz masculina e feminina, da utilização de um violoncelo e das ambiências melancólicas e, por vezes, obscuras, que embebem a sonoridade, Seducia não é o típico álbum de gothic metal. Sem desbravarem terrenos virgens, os Silentium conseguem imprimir alguma originalidade à sua música, e uma personalidade vincada. Ouvir Seducia é como beber um café negro e amargo, mas com notas aveludadas e repletas de sensualidade. A teatralidade que domina algumas das faixas torna-as perfeitamente aptas para fazerem parte de uma ópera rock, contudo, o colectivo nunca se deixa cair em exageros nem no refrão orelhudo fácil. A maoria dos temas têm uma cadência mid-tempo, com a inclusão de alguns momentos mais rápidos e agressivos.

Nas melancólicas Hangman’s Lullaby, Dead Silent e Frostnight, Riina tem a oportunidade de brilhar como primeira voz, apenas acompanhada por alguns apontamentos vocais de Matti. Estas faixas são dominadas por refrães fortes na voz de Riina, teclados precisos e negros e maravilhosos apontamentos de violoncelo. Embora os instrumentistas não tenham muitas oportunidades de brilhar individualmente, os ouvidos mais atentos poderão escutar alguns riffs interessantes sob a muralha de som. No entanto, o mais importantes nestas faixas é a melodia e as linhas vocais que, embora não soem dissonantes, não são as mais habituais neste género.

O lado mais agressivo dos Silentium está presente em Serpentized, Children of Chaos e Empress of Dark. Serpentized é quase totalmente cantada por Matti, que tem aqui a sua oportunidade de brilhar. Infelizmente, a sua voz não funciona sem o apoio de Rinna e, embora a faixa tenha uma estrutura interessante, acaba por sair prejudicada pela prestação de Matti.

Children of Chaos é um grande malha, a mais original alguma vez criada pelo colectivo. Recheada de notas dissonantes, mudanças abruptas de ritmo, é uma das mais teatrais de Seducia, com Matti e Riina num dueto insidioso e sedutor. A secção rítmica desempenha um papel importante nas mudanças de ritmo, enquanto os restantes elementos se degladiam numa luta pela supremacia. Desta vez, o desafio dos ouvidos atentos é encontrar harmonia na dissonância.

Empress of Dark é uma das mais rápidas e agressivas, com excelentes vocalizações de Matti, que contrastam com o tom malicioso de Riina. O destaque vai para o violoncelo que, em certos momentos, se sobrepõe a todos os outros instrumentos, e noutros se entrelaça com a voz da vocalista.

Unbroken poderia ser a típica balada, estrategicamente colocada a meio da tracklist. No entanto, a interpretação de Riina torna esta uma das mais poderosas faixas do álbum. E se existiam dúvidas de que Riina é uma das melhores intérpretes do género, parece que esta prestação é a prova de que a vocalista desta banda ainda obscura deveria ocupar o seu merecido lugar no ranking das melhores vocalistas femininas. Sem grandes exercícios vocais, sem “lamechices” desnecessárias – e talvez por isso mesmo – Riina consegue partir o coração do metaleiro mais empedernido. Se não acreditam em mim, desafio-vos a experimentar.

E, finalmente, o tema título, Seducia, que também poderia ser a típica faixa longa que fecha o álbum, algo que se tornou já um cliché de muitas bandas de gothic metal e metal sinfónico. No entanto, e tal como Unbroken, a interpretação fabulosa dos vocalistas, que encetam um diálogo quase perverso na sua crueldade, a presença insidiosa do violoncelo, a secção rítmica poderosa, a diversidade de momentos, desde rápidos a agressivos, a lentos e sensuais – de notar que tudo isto é feio sem a presença de uma grande orquestra – elevam este tema acima de muitas outras experiências do mesmo género, algumas até de bandas mais aplaudidas.

Seducia é um álbum musicalmente coeso, negro, que pode realmente apanhar-nos se for escutado com atenção e no momento certo. Com este trabalho, os Silentium insinuam-se já como uma das melhores e mais originais propostas num género que, muitos, afirmam estar já gasto e exaurido. Seducia é esse café forte, cujas tonalidades devem ser descobertas lentamente, mas que contém a promessa de um efeito duradouro.


Destaques: Hangman’s Lullaby, Unbroken, Children of Chaos, Empress of Dark, Seducia



18 valores em 20



Cláudia Rocha (Lua Crescente)


Line-up: Riina Rinkinen (voz), Matti Aikio (baixo e voz), Jari Ojala (bateria), Juha Lehtioksa (guitarra), Sami Boman (teclados), Toni Lahtinen (guitarra)